quarta-feira, 25 de março de 2009

Em pé de guerra

Gays irados contra a Globo: movimentos homossexuais organizados iniciam campanha contra Belíssima, em represália contra o beijo gay que não houve em América.
Em protesto contra o fato de América não ter exibido o prometido beijo gay no último capítulo, na sexta-feira, grupos da comunidade homossexual preparam uma campanha via internet de boicote à novela Belíssima, que estreou ontem na TV Globo.
O plano dos militantes inclui também uma tentativa de fazer com que os gays deixem de comprar os produtos anunciados nos intervalos da novela e em merchandisings inseridos na trama.
A intenção é prejudicar a audiência da emissora. “Não é nada contra Sílvio de Abreu [autor da trama], mas contra a Globo. Queremos prejudicar a emissora por ter agido com preconceito”, afirma Márcio Caetano, diretor do grupo Arco-Íris, organizador da Parada do Orgulho GLBT do Rio de Janeiro.
Glória Perez, autora de América, disse no sábado que o último capítulo foi cortado por decisão da “alta cúpula” da Globo. “Eu fiz a cena, ela foi realizada, e a casa cortou.”
Mas o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, disse que a cena do beijo não foi incluída no capítulo que a direção da emissora recebeu. “Foram gravadas várias cenas para avaliação, mas a versão final que recebemos não continha a cena, e por isso não houve corte.”
BEIJAÇO - Grupos de homossexuais planejam realizar ainda um “beijaço” em protesto ao corte da cena do beijo gay. O ato está programado para ocorrer em Brasília, durante o Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Transgêneros, que acontece até sexta. Também pode ocorrer manifestação em frente à sede da Globo, no Rio.
No sábado, Glória Perez divulgou, por meio do Orkut, a seguinte mensagem: “Desmentindo com indignação o que andam dizendo alguns sites: o beijo foi cortado pela emissora. Estou tão frustrada quanto vocês! Escrevi [a cena], foi realizado, e tanto eu quanto Marcos S. [Marcos Schechtman, diretor da novela] brigamos muito para que fosse ao ar pelo menos o que vocês viram!”.
A mensagem da escritora foi postada na página de sua comunidade de fãs no Orkut. Ela utiliza com freqüência o site de relacionamentos para emitir seus recados ao público.
BOICOTE - A “censura” ao beijo gay no último capítulo da novela América provocou reações de revolta nos sites voltados ao público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). Mas o caso também serviu para a expressão de opiniões aprovando o veto e manifestações de preconceito e discriminação contra os homossexuais.
“A Globo reforça o preconceito e cria ainda maior tabu em torno da naturalidade do amor entre pessoas do mesmo sexo. Foi triste, decepcionante. Foi uó”, citou o site MixBrasil.

O site GLX também fez coro. “A autora [de América, Glória Perez] perdeu uma grande oportunidade de ajudar a diminuir o preconceito numa novela tão ruim e sem conteúdo como essa.” Internautas também se manifestaram em fóruns e no Orkut, onde pipocaram comunidades de protesto. “Na hora do beijo que não aconteceu, me senti menosprezado por ser gay e não ver um beijo gay acontecer na TV”, escreveu Eli no fórum do Mixbrasil. “Vamos fazer um beijaço em frente à sede da Globo para que eles possam ver que somos reais e não personagens”, sugeriu outro participante. “Foi um grande golpe para alavancar a audiência.” (Folha Online)


É ai, vai deixar de ver a novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário