terça-feira, 26 de maio de 2009

ALTER DO CHÃO: eleita a praia mais bela do Brasil

Alter do Chão, no oeste paraense, é a melhor praia do Brasil. A afirmação é do jornal inglês The Guardian, que publicou ontem uma lista com as dez melhores praias no país, escolhidas por dez especialistas. Em primeiro lugar aparece a praia Alter do Chão, próximo de Santarém, que ficou a frente de outras praias tidas como 'paraísos terrestres' como Fernando de Noronha (PE) e Jericoacoara (CE) e praias tradicionais do Rio de Janeiro e da Bahia. A praia vencedora, que fica à beira do rio Tapajós, foi escolhida por Tom Phillips, correspondente do Guardian no Brasil.

A reportagem do tablóide inglês reconhece a dificuldade de escolher a melhor praia do Brasil - que tem 8 mil quilômetros de costa e milhares de praias voltadas ao Atlântico - mas não se furta de atribuir a Alter do Chão o título de melhor praia, classificando-a como a 'resposta da selva ao Caribe'. Próximo de Santarém, o lugar só se transforma em praia de agosto a janeiro, época de vazante do Tapajós. Quando o volume de água do rio baixa, ficam expostas centenas de faixas de areia.

O The Guardian sabe que o assunto é delicado para os brasileiros, que podem 'passar horas falando sobre suas praias favoritas'. Em Alter do Chão, as belas praias de areias brancas são banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos.
Situado a 27 quilômetros de Santarém por estrada asfaltada (PA-457), Alter do Chão é uma vila com cerca de 2 mil habitantes localizada à margem direita do rio Tapajós. A beleza das águas do Tapajós e do lago verde, que rodeiam a vila, fizeram-na merecer 'o carinhoso apelido de Caribe brasileiro de água doce'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário