quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bento XVI anuncia sua renúncia como Papa.



O mundo e principalmente o Povo Católico, foram tomados de surpresa com o anuncio da renuncia do Papa Bento XVI, O líder da igreja católica alega não ter mais forças e idade avança para exercer suas funções frente o ministério petrino. O porta voz do vaticano Padre Lombardi afirma que Bento XVI não esta doente e destaca a coragem e o zelo com a Igreja, explicou ainda que a  viagem a Cuba e ao México, realizada no ano passado, contribuirão na decisão de Bento XVI. O Papa deixará as suas funções às 20h do dia 28 de fevereiro.
 A renúncia de um Papa está prevista no Código de Direito Canônico, no artigo 332.2, que estabelece que para ser válida é necessário que seja de livre e espontânea vontade e que não precisa ser aceita por ninguém, uma vez tendo renunciado, o papa não pode mais voltar atrás.
A noticia da renúncia foi destaque nas TVs de todo o mundo e na internet, o New York Times e a BBC de Londres destacaram os problemas de saúde do papa. "escândalos, intrigas e fraqueza", Foi o que destacou da  revista alemã Der Spiegel  e  afirmou que a renúncia seria motivada por  política interna do Vaticano.
"Não dá para dizer que ele estava isolado. A surpresa foi grande, pois ninguém está acostumado com a ideia da renúncia de um Papa. A decisão do Papa Bento XVI merece toda nossa compreensão, respeito e admiração pela sua humildade e coragem e pelo ensinamento de fé que nos deixa no serviço a Jesus Cristo e à Igreja".  Cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer
"Caros irmãos e irmãs,

Como sabeis, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou a 19 de abril de 2005. Fi-lo em plena liberdade, para o bem da Igreja, depois de ter rezado longamente e de ter examinado diante de Deus a minha consciência, bem consciente da gravidade desse ato, mas também consciente de já não estar em condições de prosseguir o ministério petrino com aquela força que ele exige. Sustenta-me e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, O qual nunca fará faltar a sua guia e o seu cuidado. “Agradeço a todos pelo amor e pela oração com que me tendes acompanhado. (aplausos). Obrigado, senti quase fisicamente nestes dias nada fáceis para mim, a força da oração que o amor da Igreja, a vossa oração, me traz. Continuai a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa. O Senhor o guiará".
- Bento XVI.


Foto: Facebook canção nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário